Tijolos de adobe é uma tecnologia africana muito utilizada nos tempos de hoje, nos dar oportunidade de pensar a construção com um formato ancestral e de baixo nível, um vez que os materiais que são usados para a confecção é basicamente barro *terra, agilosa, com presença de areia na sua composição. algumas das muitas técnicas usadas para fazer tijolos de adobe usam somente a terra agilosa que possua quantidade significativa de arreia, onde a arreia será umas das responsáveis para a liga do tijolo. uma outra técnica é juntar uma pequena quantidade de cimento ou mesmo palhas de milhos ou matos com a características parecida.

Uma variação interessante do adobe, é a conhecida técnica do super adobe, que se diferencia do tijolo de adobe, nos materiais e suas composições, digamos que o suber adobe seja uma tecnica melhorada do adobe, podendo ser feita com materiais como roloes de saco de ráfia, arrame farpado e claro, a terra argilosa. Uma característica que chama muita atenção no super adobe, é que em seu processo, parece ir se formando cobras de saco de terra, formando assim as resistentes e termoinamicas estruturas da parede. Para chegar no resultado esperado, precisa se usar alguns materiais, pois não serão feitos tijolos como na técnica a cima citada. nesse caso sera usado tubos de pvc de 25 cm que ficarao na boca do saco, baldes para carregar as terras, pilãos, martelo de borrachas para dar formas a parede e muito trabalho coletivo. as vivencias que acontecem em torno das bio contrução, que alia manejo duravel, movimentando encontros de trocas de conhecimentos ancestrais e comunitários. em cada camada da cobra de barro que vai se formando coloca-se arrame farpado para fortalecer a junção e nao permitir os deslise da parede criada. Ao mesmo tempo que pensamos e colocamos em praticas, tecnicas ancestrais resgatamos formas de vidas sustentáveis que fortalecem a economia local, usamos menos combustiveis foceis, gastando menos energia, pensando a permacultura como pratica viva do resgate do saber tradicional.

COB - É a mistura de 60 de arreia e 40 de agila, junto com fibras que servirão como a junção do materiais, usadas geralmente palhas do ceral, a ideia é