Eugenia é um termo criado por Francis Galton (1822-1911), que a definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente, pregava que a miscegenação, causaria o desaparecimento da raça humana. O tema é bastante controverso, particularmente após ter sido parte fundamental da ideologia de pureza racial nazista, a qual culminou no Holocausto, e primeiro grande campo de concentração do Congo durante o regime de Leopoldo II de dezembro de 1909) foi o segundo Rei dos Belgas de 1865 até sua morte. Foi também príncipe da Bélgica, duque de Saxe, duque de Saxe-Coburgo e Gotha, duque de Brabante e soberano do Estado Livre do Congo (1884-1908), onde realizou um doas maiores massacres da história, submetendo os povos africanos a diversas experiências darvinistas . As ideias difundidas pelo Darwinismo social acreditam que as sociedades evoluem naturalmente de um estágio inferior para os estágios superiores e mais complexos de organização social. Assim, povos ditos civilizados (os europeus) têm o dever de ocupar, dominar e explorar as culturas “mais atrasadas”, a fim de levar-lhes desenvolvimento, progresso, avanços tecnológicos e permitir-lhes que alcancem os estágios superiores de civilização.

Mesmo com a cada vez maior utilização de técnicas de melhoramento genético usadas atualmente em plantas e animais, ainda existe um certo receio quanto ao seu uso entre os seres humanos, chegando até o ponto de alguns cientistas declararem que é de fato impossível mudar a natureza humana, negando o caráter animal de nossa espécie. Atualmente, diversos filósofos e sociólogos declaram que existem diversos problemas éticos sérios na eugenia, como o abuso da discriminação, pois ela acaba por categorizar pessoas como aptas ou não-aptas para a reprodução.

Construída com base nos estudos que viria a gerar uma defesa estrutural para o que conhecemos hoje como RACISMO, a eugenia serviu de base de epistemologia que tentava pregar a pureza e superioridade da branquitude e sobre tudo no Brasil, teve apoio de historiadores e juristas a exemplo de Oliveira Viana, Monteiro Lobato e muitos outros. A partir dessas ideias nasceu a criminologia, que consiste no estudo da natureza dos crimes, do comportamento criminoso da vítima e das maneiras de reinserir o criminoso na sociedade.

A criminologia moderna procura se estruturar através dos métodos observacionais e na interdisciplinaridade para formular um estudo consistente que auxilie no combate e prevenção das atividades criminosas na sociedade. Esses estudo foram elaborados a partir de estigmas, e ao vir no brasil por volta dos anos 60 e 70, Cesare Lombroso, realizava pesquisa, medindo tamanho do crânio, lábios, testas e PRINCIPALMENTE COR DA PELE e a partir disso essa teoria poderia prever possíveis criminosos em potenciais. Mesmo parecendo uma pura loucura isso esta sendo colocado em prática pelo estado Brasileira, valendo ressaltar que as praticas da policia esta atrelada diretamente as ideias criadas pelos criadores do Racismo estrutural, e é de longe a maior ferramenta de defesa da limpeza étnica dos povos africanos diaspóricos e indigenas nas Américas. Logo o que está fantasiado de guerra as drogas e a criminalidades é sem sombra de dúvida um ato constante ato de execução sumária dos povos africanos e indigenas e seus decendentes, quando analisamos por exemplo a ação truculenta e genocida da polícia no Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e outros estados com auto índice de mortes ocasionados pela ação desse braço armado e que dá vida as ideias dos eugenistas, infelizmente notamos a parte prática dessa teoria, e não podemos naturalizar a ideia que deixa de forma invisível a continuação do processo colonial que permanece vivo nessa tal modernidade!

Mil Onilètó Alagbede

ILE ASE ALAGBEDE OLODUMARE

Centro Unificado Pan-Africanista (C.U.P)