Sistema online facilita denúncias de violência em comunidades

clouds

O Mapa Lagbaye Lyika é um projeto permanente de apropriação tecnológica e quilombismo digital, uma vez que foi pensado pra alcançar o povo preto, a com ferramentas baseadas em software livre ?Gnu Linux, objetiva difundir uma "outra" cartografia, foca as questões territoriais geográficos, nossa comunidades. E nos territórios digitais, pensando a utilização critica da informática, propondo nesse estudo uma política etno centrada nos valores africanos e afro-brasileiros através de uso críticos de ferramentas digitais de comunicação, o proposto é o sistema online que permite diversas comunidades criarem uma rede de comunicação rápida e georeferenciadas, com grande agilidade na criação de banco de dados descentralizado, compartilhados e feito pelos povos e comunidades como trocas de saberes e fazeres. e de forma estratégica possibilita conta uma outra história através enviar denúncias de situações de violência, mapeando áreas de riscos para alertar as pessoas e organizações sociais. A ideia é tornar o cidadão parte da sociedade, dando mais transparência a atos contra os povos e comunidades tradicionais, com ênfase ao genocídio da juventude negra.

clouds

Pensando como uma ferramenta de fortalecimento e instrumentalização das comunidades e povos tradicionais, pensando através da perspectiva dos povos de terreiros, que em uma constante zona de ataque, torna-se emblemática a necessidade de pensar a auto segurança e auto gestão de suas vidas, tais como de seus territórios em meio ao genocídio, onde o mapa Lagbaye Lyika é ferramentas, pensadas para serem enviados pela plataforma e assim que os administradores receberem relatos em texto, vídeos, fotografias e links extras de informações e marcação em um mapa digital, a localização exata do acontecimento ou história. essa gama de informações será recebida pelos administradores da pagina, com uma riqueza de detalhe potencializa a possibilidade de resolução e maior empatia pode ser gerada ao mostrar os mínimos detalhes de dados dos relatos. uma das cartas da manga da ferramenta, é o redirecionamento dos relatos por sms, e-mail ou redes sociais, para organizações ou pessoas que tenham poder de resolução para o que venha a chegar na plataforma, serão redirecionado em tempo real para esses contatos previamente preenchidos no Lagbaye Lyika, sendo possível acompanhar grande espaços geográfico via esse atributo, sendo cidades ou simplesmente comunidades especificas podendo assim ser uma válvula de escape de informações de diversas localidade do globo.

clouds

Criada em 2015 como uma ferramenta de ciber ativismo preto de ação direta em relação a acontecimentos de algumas comunidades Quilombolas e pensado para contar as histórias das lideranças e comunidades, contando historias, reafirmando a gerencia auto -gestionada de nossos territoriais, O Maranhão é um estado emblemático em relação a conflitos territoriais, ligado a ausencia de um ferramenta de comunicação a cerca desses aontecimento, ampliava o terror dos moradores dessas regioões, nossa ferramenta surgiu como essa porta chegando a perceber que alguma das categorias que mais tiveram denuncia foram: Situação de Conflitos – Povos e Comunidades Tradicionais; Juventude Cigana; Genocídio da Juventude Negra e Pobre e periférica; e Violação do Direito a Educação. Os locais com mais denúncias foram: Maranhão – com 159 denuncia; e a Bahia – com 21 denuncias.

Se estamos por nossa própria sorte, necessitámos pensar uma outra forma de luta, baseadas nas ideologia Pan-africanista Garveista e pela Afrocentricidade buscamos alcançar a participação popular para este Sistema é extremamente importante, já que com relatos contendo mais detalhes ajudarão na segurança das pessoas. Seu relato para o Mapa Lagbaye Lyika pode ser enviado tanto por computador como por celular:

ABAIXO UM PEQUENO TUTORIAL DE USO PELO COMPUTADOR E CELULAR

Computador

clouds

Abra o link https://juventudeativa.crowdmap.com;

Clique no botão (ao lado do banner) “Enviar Relato” (parte superior direita da tela);

Preencha os campos com seu relato. Por favor seja eficiente e objetivo! Lembre-se que a segurança das pessoas agora depende de você; Coloque o endereço correto e dê “zoom-in” para ter certeza que o ponto está no lugar certo. A precisão das informações no mapa é o muito importante nesta ferramenta, do contrário, pessoas podem sofrer danos ou perdas ou informações históricas podem ficarem incorretas;

Celular:

clouds

Abra o app Ushahidi e espere ele sincronizar. A primeira vez deve demorar uns 3 minutos. Aguarde!; Clique no botão “+” do canto inferior direito para adicionar um novo mapa; Coloque um nome qualquer, tipo: Mapa de Risco (ou outro de sua preferência); Coloque a URL:https://juventudeativa.crowdmap.com; Ao abrir o mapa, você pode enviar seu relato clicando no ícone de câmera na parte inferior da tela, funciona de maneira semelhante ao famoso Instagram, mas você pode contribuir com foto, texto e vídeo.dade e fácil manuseio. e ao mesmo tempo criar um banco de dados colaborativo, salvaguardar a memória ancestral. No Mapa lagbaye Lyika é possível enviar denúncias de situações de violências diversas, com foto, vídeo, localização geográfica e link de informação extra, esse mix de funcionalidade, faz dele uma grande plataforma de ouvidoria, analize de transparencia pública, tendo como principal caracteristica o fato de não exigir logim, logo é possivel enviar relato de forma totalmentr ANINÔNIMA, sendo ela pensada para funcionar psra evitar ou em situações de conflitos a auto defesa é levada verdadeiramente em conta.Ideal para alertar sinistros ambientais,tal qual violações de direitos humanos, levando para mão das comunidafes o poder da cartoprática onde mapeando áreas de riscos para alertar as pessoas e organizações internacionais ou nacionais através de um dispositivo de alerta em tempo real, pensando a internaciomalização de questões que venham acontecer ou recentes. A ideia é tornar o cidadão parte da sociedade, provocar o uso critíco das tecnologias pretas de comunicação, dando mais transparência a atos contra os povos e comunidades tradicionais, com ênfase ao genocídio do povo preto e memórias na diáspora.

A ideia deste Mapa partiu do Mil Onilètó Hacker Preto Macumbeiro criador do Centro de Referência Pan-africanista CRP- Gbara Dudu, que desenvolve desde 2007 ações diretas em diversas partes do Brasil, entre essas ações o projeto Família Black Panthers de Taekwondo, projeto sem fim lucrativo que desde 2008 tem acolhido jovens e crianças do bairro do João Paulo e entorno, na cidade de São Luiz do Maranhão. O CRP Gbara Dudu defende causas de Direitos dos Povos e Comunidades de Terreiros e Matrizes Africanas, acreditando na divulgação e criação de ferramentas e formas livres de comunicação.

Alguma das categorias que mais tiveram denuncia foram: Situação de Conflitos – Povos e Comunidades Tradicionais; Juventude Cigana; Genocídio da Juventude Negra e Pobre e periférica; e Violação do Direito a Educação. Os locais com mais denúncias foram: Maranhão – com 159 denuncia; e a Bahia – com 21 denuncias.

A participação popular para este Sistema é extremamente importante, já que com relatos contendo mais detalhes ajudarão na segurança das pessoas. Seu relato para o Mapa Lagbaye Lyika pode ser enviado tanto por computador como por celular:

Computador

Abra o link https://juventudeativa.crowdmap.com; Clique no botão (ao lado do banner) “Enviar Relato” (parte superior direita da tela); Preencha os campos com seu relato. Por favor seja eficiente e objetivo! Lembre-se que a segurança das pessoas agora depende de você; Coloque o endereço correto e dê “zoom-in” para ter certeza que o ponto está no lugar certo. A precisão das informações no mapa é o muito importante nesta ferramenta, do contrário, pessoas podem sofrer danos ou perdas ou informações históricas podem ficarem incorretas;

Celular:

Abra o app Ushahidi e espere ele sincronizar. A primeira vez deve demorar uns 3 minutos. Aguarde!; Clique no botão “+” do canto inferior direito para adicionar um novo mapa; Coloque um nome qualquer, tipo: Mapa de Risco (ou outro de sua preferência); Coloque a URL:https://juventudeativa.crowdmap.com; Ao abrir o mapa, você pode enviar seu relato clicando no ícone de câmera na parte inferior da tela, funciona de maneira semelhante ao famoso Instagram, mas você pode contribuir com foto, texto e vídeo. ?...