Instalando o Arch Linux na quarentena.

Essa ideia surge como uma forma de potencializar o aprendizado sobre a funcionalidade do sistema gnu linux, mas se distanciando um pouco do universo da mesmice. Por isso escolhemos depois de muita pesquisa e fuçando a net encontrei uma distro interessantemente conhecida no mundo dos que gostam de tramitar num nível mais hard core dessa possibilidade Gnu Linux. Em sem mais delongas vamos ao processo de documentação dessa instalação, que como nos agrada será feita a maior parte do tempo em linhas de comandos, pois, se é pra tomar de conta do sistema, vamos começar a fazer pelo nosso computador, linhas de comandos são ordem dadas ao computador, nada melhor que dominar essa linguagem de códigos e instruções no processo de instalação dessa distribuição famosa pelo seu poder de personalização.

Para realizar essa instalação vamos usar uma maquina virtual, aquela que ja facilita o acesso a diversas pessoas, na corrente vamos falar, inclusive de uma possibilidade mais "Livre", se o papo é soberania digital, precisamos nos apropriar dessas possibilidade que mais nos distancia da experiências proto coloniais.

Antes de mais nada precisamos instalar a dita maquina virtual para possibilitar instalar diversos sistemas operacionais em sua maquina. Supondo que esse trampo ja tenha sido realizado previamente, para nos concentrarmos na instalação do Sistema Operacional na maquina pré configurada para 50G. Um tamanho considerável próximo da realidade dos nossos dia a dia tecnológico. Tendo também uma imagem .iso desejada do Arch Linux, daremos o início do processo. Paciência e mão as obras!

Tudo pronto iniciaremos o processo entrando em modo "root", abrindo um novo mundo na tela de seu computador. Daqui já da pra se sentir um pouco mais livre as amaras de grandes empresas e rede de negócio que tem em mente lucrar muito com a vendas de suas ferramentas que deveriam ser entregue grátis, Tirando de nossas vistas as possibilidades livre de acesso a internet, sem ter nossos dados capturados para fins económicos dos fabricantes dessas rede e ferramentas de comunicação popular.

Voltando, entrando com root, me leva a um acesso com certos privilégios, usarei essa palavra aqui para exemplificar possibilidade de realizar uma tarefa no nível de administrador, podendo instalar e apagar coisas profundas do sistema. ao abrir o terminal o primeiro comando para iniciar nosso trabalho, é:

loadkeys br-abnt2

Assim o sistema entendera que vc usará o teclado de acordo com as normas da abnt2 e seu teclado estara baseado na lingua portuguesa do Brasil.

O proximo passo é setar a data e hora com o comando:

timedatactl set-ntp true

Servira para determinar a o gestor de tempo e data do sistema.

Próximo comando é para criar as partições, na minha opinião o trabalho mais complicado será essa criação. É muito detalhes e exige muita paciência e atenção, uma só virgula fora do lugar pode comprometer todo o trabalho. Aqui um dos motivos que as pessoas categorizam como difícil instalação. O sistema parte do principio que devemos saber como criar as partições de acordo com nossas necessidades. Nesse momento usarei a comparação de uma planta de uma casa, vc calcula onde ficara cada cômodo dentro do espaço de possibilidades da casa.

Pois bem, nesse trabalho necessitamos criar quarto cômodos nesse espaço da casa, que nesse caso será no final comparado ao tamanho do hd. Para esse parte precisamos de 4 espaços, SDA1 para o boot, com um tamanho de 1G, e SDA2 para nossa / ou seja nossa raiz, SDA3 serÁ para a swap, a SDA4 será nossa home.

Para esse trabalho suponhamos que esteja usando comando:

cfdisk /dev/sda

Criada nossas partições, precisamos formatar todas que foram criadas, os comandos para isso são:

mkfs.ext4 /dev/sda1

para montar a partição de BOOT

mkfs.ext4 /dev/sda2

paa formatar a partição que abrigará o raiz.

mkfs.ext4 /dev/sda4

para formatar a partição home.

mkswap /dev/sda3

Para montar a partição de swap.

swapon /dev/sda3

Para iniciar o swap.

Tendo feito todas as formatações, vamos começar a montar tudas essas seguindo sua ordem lógica. Começando de RAIZ, alusão ideal para entender que ela deve ser a primeira a ser montada. Não existe arvore sem raiz. Montaremos as partições dentro da pasta /mnt, com os comandos:

mount /dev/sda1 /mnt

Para montar a /dev/sda1 dentro da pasta /mnt.

mount /dev/sda2 /mnt

para montar a /dev/sda2 dentro de /mnt, vamos entender essa pasta como sendo o lote onde será construida nossa sistema.

Digamos que a /dev/sda1, seja a estrada de acesso, e que abre o caminho para entrar nesse espaço.

com os comando:

mount /dev/sda2 dentro da pasta /mnt, comprendendo aqui que esse pasta sda2 seja a planta central da casa, sendo o espaço compreendido onde será levantadas as paredes externas da casa, o divisor de dentro e fora.